sábado, maio 30, 2009

Big Wall em Yosemite escalada do El Captain


El Captain Big Wall em Yosemite - Via Lurking Fear

Por Karina Filgueiras

Esta foi minha terceira vez em Yosemite e a segunda para escalar big walls. Quando cheguei ali a primeira vez em 2003 já tinha a intenção de escalar um dos big walls no EI (apitan, mas fui na primavera e o tempo não colaborou. Quando olhamos a parede e vimos um dos platôs totalmente (oberto pela neve tivemos que desistir da via e acabamos por escalar outra parede maravilhosa, a Leaning Tower, pela via West Face (Grade V 5.7 (2). Bem, voltei para casa decidida a voltar ali em outra época e encarar o EI Cap
Agora em 2005 me encontrei ali com meu bom amigo Jose Barbado (Pepe), da Espanha, e decidimos então que íamos "encarar" o EI Cap, já que o Pepe também havia tentado escalá-Io em 2004 mas não havia consegui­do. Decidimos então nos preparar para escalar a Lurking Fear (VI 5.7 C2/A2) no mais puro estilo "bigwallero" tradicional. ou seja. logística e organização para vários dias de parede, portaledge. água, comida, sacos de dormir, equipos. cordas, e nós estávamos alucinados com a idéia de dormir na parede do EI Cap por vários dias.
Começamos a "juntar" tudo, a caçar garrafa pet para água (acreditem, isso é raridade no Camp 4), juntar e fazer conferência dos equipos, decidir o que levar de comida. etc. ..• bom, dois dias para organizar isso e partimos para a base da parede com os haul bags bem pesados. A Lurking é uma das vias no EI Cap com acesso mais distante, uma longa trilha meio que de trepa pedra. os amigos escaladores do Camp 4 nos diziam "vocês estão loucos, vão "morrer" com o "hauling" (movimento de puxar os haul bags por um sistema de polias). tentem outra via com hauling mais fácil!" Mas não adiantava. estávamos encantados com a linha da via e decididos escalá-Ia. Um dia transportando nossas coisas para a base da parede e começamos a fixar cordas. A via tem 19 cordadas e depois de quatro dias de escalada, três noites na parede (sendo duas dormindo em portaledge e uma numa "cave", platô) chegamos ao cume! Mais um dia para descer do cume com uma longa e dolorida caminhada e sequéncia de rapéis com haul bags pesados ..... mas vale muito a pena passar dias com os pés na parede e a cabeça no ar!!!!! foi show!!!
no cume com as "tralhas pra descer" e guiando fenda

Voltamos ao Camp 4 e depois de dois dias de descanso e já "calenta­dos" e satisfeitos pela escalada e entrosamento que tivemos na parede. Pepe e eu decidimos fazer mais uma investida e tentar escalar outra via no EI Capo Convidamos um outro amigo escalador. o Willy, e fomos para a Zodiac (VI 5.7 A3). Estávamos preparados para mais cinco dias de parede. ou seja, com comida, água (80 Its.), sacos de dormir, portaledges e tudo o mais ... mas não conseguimos escalá-Ia até o fim .... tivemos que descer da via na quarta cordada pois ameaçava chegar uma "tormenta" e falando no rádio com amigos que estavam "em terra" sobre o clima, decidimos baixar e aguardar. Deixamos ali as cordas fixas. aguardamos dois dias até que o tempo melhorasse e voltamos para a parede. jumareamos as quatro cor­dadas no negativo (hughhh!!!) e escalamos até a sexta cordada. quando tivemos que descer definitivamente e abandonar a via pois uma das cor­das, a dos haul bags. começou a apresentar problemas. sua capa começou a rasgar em dois pontos e aí não tínhamos mais como prosseguir ..
Bom, na escalada é assim ... às vezes chegamos ao cume e às vezes não ... O que importa é desfrutar e aprender em todos os momentos e respeitar este ambiente que amamos, a montanha!!!!!

Matéria Publicada

Revista Headwall n° 12 Dezembro 2005

visual da 14 cordada ao lado Pepe com haul bags

Nenhum comentário: