domingo, setembro 09, 2012

Nova conquista no Paredão Enamorados, portal das Agulhas Negras, via “No Amaryllis” (6° VIIb D4 E3 220m) em 27/08/2012.




Os escaladores Karina Filgueiras e Bito Meyer, abrem mais uma nova rota de escalada em rocha, finalizada no último domingo dia 27/08/2012.

Desta vez no mítico Paredão Enamorados, portal das Agulhas Negras, que fica localizado na Garganta do Registro, na estrada de acesso ao Parque Nacional do Itatiaia-RJ.

Como sugere o próprio nome “Enamorados”, esta parede, desde tempos remotos fascina a mente e visão de muitos escaladores. Imponente, vertical, e geralmente envolta por nuvens, esta parede está a 2000m de altitude. O que em nosso país tropical é bastante raro e as condições climáticas são geralmente adversas.

Passaram-se 12 anos até que fosse feita esta nova investida para escalar o Enamorados. No local havia apenas uma rota de escalada, a “Mãe Natureza”, aberta pelos escaladores Julio Campanella, Alexandre Pacheco, Leandro Moura, João Monteiro em Ago/2000, e ainda sem repetição completa de que se tenha notícia.

Foram 7 dias de trabalho, sendo 3 dias de transporte, mais de 80kg de equipamento, e 4 dias de escalada, abrindo esta nova rota.

A nova via recebeu o nome de “No Amaryllis”, que é uma flor de vermelho exuberante, linda e delicada, encontrada em abundância no local (nome científico: Amaryllidaceace).

A “No Amaryllis” é uma via desafiadora, moderna e com passagens apimentadas, caracterizando um verdadeiro “tropical climbing”.

Em cerca de 80% da via foi utilizada proteção móvel (peças removíveis para realizar a segurança dos escaladores), deixando desta forma o menor impacto possível na parede.

Em breve estará disponível o croqui da via “No Amaryllis” e mais fotos.

Para maiores informações e betas podem entrar em contato por email:

karina@brasilvertical.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Que d +!!
Parabéns!!
Quem bom que estão!