quarta-feira, outubro 14, 2009

CAMPO ESCOLA NA PEDRA DO BAÚ


Bito Meyer e Eu conquistamos em Setembro de 2007, um Campo Escola no Baú, na Face Norte da Pedra do Baú.
Há alguns dias mais uma vez pude ver o Campo Escola sendo usado, havia ali um grupo de adolescentes (uns 15) treinando as técnicas de escalada, muitos em top rope, em total segurança e aprendendo a se movimentar e começando a escalar, e alguns guiando pela primeira vez.
Foi muito agradável ver o Campo Escola cumprindo sua vocação e sendo usado por gente alegre e que está aprendendo.

Quando presencio uma cena como essas tenho mais certeza ainda de que fizemos a coisa certa, realmente o Complexo do Baú precisava de um local adequado para o aprendizado da escalada em rocha.
Existem hoje 7 vias, sendo 5 com proteções fixas e 2 com proteções móveis e fixas, todas as vias são didáticas e pensadas para que o iniciante possa interagir com elas e com o grupo. Todos os materiais como chapeletas, chumbadores, etc.,foram conseguidos através de recursos próprios dos conquistadores e pelo Portal Brasil Vertical.
Sabemos da importância de se ter um local voltado a desenvolver e treinar as técnicas verticais. Considero treinar fundamental para evitar acidentes, as técnicas são básicas, simples e funcionais, não existe dificuldade em aprender o mecanismo básico que mantém um escalador vivo, só que é preciso treinar e muito.

Quando sugeri ao Bito, que fizessemos um Campo Escola na Pedra Baú, sabíamos que estavam faltando vias que possibilitassem aos novos escaladores e montanhistas treinarem com tranqüilidade, e o mais importante com segurança e em ambiente de montanha, junto a natureza e longe do tumulto das cidades ou de locais impróprios a prática da escalada, como o acostamento de uma rodovia,(depois dizem que escalar é perigoso?!").
Sabíamos antecipadamente que abrindo um campo escola num local tão óbvio, especial e agradável estaríamos ferindo o "ego inchado" de algumas pessoas, que por ali estão há quase duas décadas e não tiveram a "sacada" de que ali era um local ideal, na montanha, com sombra e com vias técnicamente viáveis para o iniciante.
Bom, pra quem tem preguiça de fazer uma caminhada , que leva 40 minutos, deve achar isso, ruim pros negócios..?!!!
E tem aqueles que não gostam de estar junto da natureza, gostam mesmo é de "afagos e chamegos", de cargos e política, de serem locutores de campeonato, reunião de padaria, de ler todos os livros, saber nomes e autores de cor, e ainda há aqueles que não merecem ter seus nomes lembrados na história e que preferem agir no mais puro estilo "politico Brasileiro" em prol da "governabilidade" e cervejinhas da semana, e virar a casaca, mesmo depois de ter frequentado, escalado, dado curso e muita risada ali mesmo, e que na hora do "vamos ver", de arriscar a pele ou carregar a mochila e encarar o abismo, "têm medo"!!!..

Esperamos que continue um espaço bastante freqüentado e com uso democrático e disponível a todos aqueles que desejam praticar, aperfeiçoar sua escalada ou
ensinar as técnicas de escalada. O Campo Escola do Baú é para a comunidade, é pra que todos usem de forma CONSCIENTE, seja treinando, dando cursos ou apenas se divertindo.
O Campo Escola do Baú fica localizado na face norte do Baú, à esquerda das escadinhas(aprox.20m), num pedacinho, isso mesmo num "pedacinho previlegiado" de rocha.

Assim manteremos a máxima que é: "O montanhismo gira em torno do iniciante e não do especialista". Divirtam-se!!!

Infos e betas escrevam para contato@brasilvertical.com.br e você pode baixar o croqui em pdf aqui: www.brasilvertical.com.br

RELAÇÃO DE VIAS
1.Céu
2.Chove e Molha
3.A Vingança do Suruburço
4.Dinos
5.O Fósforo
6.Bobônica
7.Presidente Pateta

Nenhum comentário: