terça-feira, dezembro 21, 2010

LES CALANQUES - ESCALANDO NA CÔTE D´AZUR FRANCESA



Por Karina Filgueiras
http://www.brasilvertical.com.br/

Olá pessoal, desta vez vou descrever e dar dicas de viagem e escalada em Les Calanques, na Côte D´Azur Francesa, um dos mais interessantes, diversificados e sofisticados locais para se praticar inúmeros esportes, inclusive a escalada.

Les Calanques, está localizado na periferia de Marseille, na Cote d´Azur Francesa. Abrangendo toda a costa, por 20 km até a próxima cidade, Cassis, é uma das mais famosas belezas naturais da França. O maciço de calcário branco contrasta com as águas azuis e cristalinas na linha costeira do Mar Mediterrâneo, com profundas baías e gargantas formando pequenas praias paradisíacas e promontórios verdes que oferecem não só beleza natural, bons mergulhos, mas também é um local de prática de escalada esportiva e tradicional. Assim como os Alpes, Les Calanques foi também o berço do montanhismo e escalada franceses.

Ali tiveram suas primeiras experiências alpinistas renomados e pioneiros como, Gaston Rébuffat (1921-1985), que ali fez seu primeiro contato com a escalada e tornou-se Guia de Montanha, fazendo parte da primeira expedição de escalada a uma montanha de 8000m, o Annapurna, no Himalaia em 1950.


A Escalada

Em Les Calanques você encontrará da mais fina e técnica escalada tradicional, com rotas longas e variadas em grandes paredes, a mais extrema e dura escalada esportiva.

O Maciço é dividido em 6 áreas principais: Marseilleveyre, Les Goudes, Sormiou, Morgiou, Luminy e Gardiole. Juntos hospedam uma infinidade de rochedos diferentes, com cerca de 2500 rotas de escalada esportivas e mais de 1000 rotas de escalada tradicional.

En Vau, é outro setor maravilhoso, obrigatório conhecer por sua beleza e suas rotas longas de escalada acima e com vista para o mar. Para chegar a este setor existe uma longa caminhada por trilha (2hs), bem sedimentada e marcada, muito linda e exótica, com bosques e florestas suspensas nos penhascos de calcário e dando de encontro com uma praia exclusiva de água azul.

Além dos setores mencionados aqui, recomendo o Cret-Saint-Michel (localizado acima de Morgiou, com 70 rotas, de graduação variada, de 4 a 7 graus de dificuldade, ou seja do iniciante a avançado), o Oasis (15 rotas, a partir de 6c a 8a), Paroi Jaune ( bem acima de Marseille, escaladas longas e técnicas, de 6c a 7c) e ao sul tem o Paroi dês Toits (60 rotas a partir de 5c a 8b), que está abrigado do temido vento Mistral e ideal para escalada no inverno.

Nossa a lista de penhascos excepcionais é interminável ... talvez a melhor coisa seja você ir lá e descobri-los por si mesmo! Aí vão algumas dicas pra que você possa planejar sua viagem.



Como chegar
A partir de Marseille, pegar a rodovia D559, sentido leste para Cassis e depois sair estrada principal para os acessos ao parque de Les Calanques.

Alugue um carro….esta será a melhor forma, mais rápida e acessível pra você se deslocar entre os diversos locais de escalada. Existem opções de transporte público principalmente nos locais próximos a Marseille, mas para ir aos outros canyons você precisará de agilidade pra se locomover.

Melhor Época
Primavera( final de abril/maio/junho) e Outono(setembro/outubro) respectivamente. O verão tende a ser muito quente no sul da França, estive escalando lá no final de agosto, muito quente, porém torna a combinação escalada e mergulho ideal para esta época do ano. No inverno o vento Mistral e o frio podem tornar a escalada impossível.

Equipamento
Levar uma corda de 70m é importante, inúmeras vias esportivas são de 35m e um jogo de peças móveis completo (Camalots, Nuts) e no mínimo 15 costuras.



Guia (livro)
Escalade, Les Calanques, por Gilles Bernard, Daniel Gorgeon, Christophe Kern, Bernard Privat http://www.topo-calanques.com/
Provence – França Lonely Planet
http://www.lonelyplanet.com


Alimentação e alojamento
Por ser um local turístico e de férias do público francês e europeu na região de Marseille e Cassis, há uma abundância de alojamentos, hotéis e campings com excelente infra-estrutura. O camping selvagem é proibido na região de Les Calanques.

Existem inúmeros mercados e brasseries em ambas as cidades, com bons preços.

Internet
Praticamente disponível em todos os campings(wi-fi) desde que você leve seu notebook e várias lan houses podem ser encontradas nas cidades.

Links Úteis
http://www.escalade-calanques.com
http://www.topo-calanques.com

Informações Úteis

Marseille por ter um dos maiores portos marítimos da Europa, é populosa e recebe todo o tipo de visitante, tornando pequenos crimes e roubo de carro extremamente comuns.
Eu, pessoalmente nunca tive nenhum tipo de problema, mas como precaução não deixe nada que chame a atenção dentro do seu carro. Cuide de seus pertences.

Boas aventuras e um excelente 2011 a todos!
Karina Filgueiras

baía aonde estávamos escalando

por do sol em Marseille

casa de pescadores em Marseille

Abaixo Karina Filgueiras a esquerda e Antero Macedo na foto à direita





Nenhum comentário: