Nosso maracatú pesa uma tonelada! Nossa atividade não gira em torno de "meia dúzia" de pessoas que se instalaram em algum lugar e tentam ditar regras, e sim da relação das pessoas com o lado de fora.
quinta-feira, junho 18, 2009
APRENDER E ENSINAR
APRENDENDO E ENSINANDO
Ensinar uma arte, um oficio, uma matéria de escola, um movimento ou um gesto. Como é difícil isso ...e prazeroso. Ensinar a beijar, ensinar sacanagem, a amar, a amar o lado de fora do mundo e principalmente de si, longe das vaidades, das mesquinharias e pequenez das almas sem percebimento, sem gratidão, que mesmo com grana e pretensão no bolso, são “sem nada". Ensinar a dançar, rodopiar, a flutuar abraçando o espaço e adivinhar de onde vem o golpe e com "graça e leveza", se esquivar ...e com a mesma "graça e leveza e atacar, firme e exato, como o pé do escalador que se “apoia” no nada...
Quando acontece isso... a autorização para ensinar, em que momento, no processo de aprender, somos autorizado...que podemos começar a ensinar.
Ensinando e aprendendo...que loco que é isso...diz o ditado: "aprendemos enquanto ensinamos". O que aprende um professor de primário no Brasil, pobreza, misera, descaso? Não só isso, aprende sobre crianças, inocência, sobre ser pai ,ser cuidadoso, mas também sobre pais indiferentes, pessoas despreparadas, política e sistemas e “na vida pra levar”, entre outra coisas...aprende sobre pessoas.
CONTINUE LENDO : APRENDER E ENSINAR POR BITO MEYER
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário